Cursos e consultorias

O processo de implantação de um Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, ainda muito novo para diversos municípios brasileiros, nos coloca frente a diversos desafios, entraves e dúvidas.

Mesmo com as inúmeras potencialidades que o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora apresenta, as complexidades da modalidade se fazem presentes no cotidiano de suas ações, e somente com trabalho técnico comprometido e de qualidade será possível garantir que o SFA seja protetivo em sua função, reparador na relação com as crianças e adolescentes e suas histórias e que atenda aos direitos de crianças, adolescentes e suas famílias de origem.

Para isso, há alguns municípios, organizações e profissionais que necessitam de formação ou suporte um a um, seja através de formações específicas para a equipe, encontros temáticos, cursos, ou mesmo através de supervisão continuada para a equipe.

Para auxiliar municípios que estão implementando ou que já têm um SFA em funcionamento, mas que gostariam de refletir sobre sua prática, sobre os desafios do dia a dia e aprimorar o atendimento oferecido, listamos abaixo algumas organizações que oferecem formação, cursos e consultoria sobre o tema.

Por conta da pandemia do COVID-19 muitas delas oferecem suas ações formativas também de maneira online

Membros da Coalizão pelo Acolhimento Familiar

Aconchego

Brasília (DF)

Oferece formação e consultoria sobre o SFA e temas relacionados ao acolhimento de crianças e adolescentes.

www.aconchegodf.org.br

Associação Brasileira Terra dos Homens

Rio de Janeiro (RJ)

Oferece cursos e formações sobre o acolhimento de crianças e adolescentes e o trabalho com as famílias de origem.

www.terradoshomens.org.br

Instituto Fazendo História

São Paulo (SP)

Oferece cursos, oficinas, formação e consultoria sobre a metodologia do SFA e sobre aspectos relacionados ao acolhimento de crianças e adolescentes.

www.fazendohistoria.org.br/formacao

Instituto Geração Amanhã

São Paulo (SP)

Oferece cursos EAD, formação e consultoria sobre acolhimento familiar, adoção, violência, vínculo/trauma e primeira infância.

www.geracaoamanha.org.br/cursos

Jane Valente

Campinas (SP)

Assistente social, com longo percurso no acolhimento familiar, tanto na prática direta do serviço, quanto como gestora municipal, pesquisadora e formadora. Autora do livro Família Acolhedora: as relações de cuidado e proteção no serviço de acolhimento. Oferece formação e supervisão para equipes de SFAs e da rede de proteção.

Contato: [email protected]

Pessoas ou organizações recomendadas pela Coalizão

Adriana Pinheiro

Região de Campinas (SP)

Assistente Social, trabalhou por 20 anos no SFA de Campinas (SP), o SAPECA, onde atuou como técnica e coordenadora. Oferece formação e supervisão para equipes de SFAs e da rede de proteção. É consultora especialista da Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora.

Contato: (19) 997439607

Claudia Cabral

Rio de Janeiro (RJ)

Psicóloga, participou da criação e execução do acolhimento familiar do RJ e tem 30 anos de experiência na área. Coordenou o GT Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária que fundamentou as Orientações Técnicas em 2009.

Oferece supervisão técnica e estudo de caso, individual e em equipe, para técnicos que trabalham com acolhimento, família acolhedora e família de origem.

Contato: [email protected] / (21) 991293165

Delton Hochstedler

São Paulo (SP)

Assistente Social e gestor do Serviço de Acolhimento Familiar Pérolas – Santo Amaro. Tem 20 anos de experiência em acolhimento institucional e familiar no Brasil, EUA e Canadá. Oferece consultoria e formação para SFAs.

Contato: [email protected] / (11) 5632-0583

Site: www.abbabrasil.org.br

Lucimaira Cabreira

Cascavel (PR)

Psicóloga, com 10 anos de experiência na Alta Complexidade da assistência social. Oferece capacitação para SFAs, nas fases de implantação e gestão.

Contato: [email protected]

NECA – Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente

São Paulo (SP)

Oferecem cursos, formação e supervisão para Serviços de Acolhimento Institucionais e em Família Acolhedora, com foco no processo de implementação e metodologia.

Contato: www.neca.org.br

NEPAIA – Núcleo de Estudo e Pesquisa em Acolhimento Institucional e Adoção da Universidade Federal do Pará

Belém (PA)

Oferecem formação e supervisão para Serviços de Acolhimento Institucionais e em Família Acolhedora.

Contato: Dalízia Amaral Cruz (91) 8028-7901

Neusa Cerutti

Cascavel (PR)

Assistente social, foi por muitos anos coordenadora do SFA de Cascavel. Oferece formação e supervisão para SFAs (rede, equipe e famílias).

Contato: [email protected]

SC Consultoria em Políticas Sociais

Vitória (ES)

Oferecem formação para a implantação do SFA e formações para seu aprimoramento.

Contato: [email protected] / Cristiane Bronzoni – 27 99920-8480 / Sarah Cândido – 27 99828-3528

Valéria Silva Cardoso

Belo Horizonte (MG)

Assistente Social, atua na Prefeitura de Belo Horizonte desde 1993. Implantou o SFA de Belo Horizonte no âmbito do SUAS/BH em 2009, onde atua até a presente data.

Contato: (31) 99171 75 36 / [email protected]

Divulgue essa ideia

Divulgar a proposta do SFA e mobilizar famílias interessadas em acolher são etapas fundamentais para o sucesso do serviço! Mas a comunicação desta causa é muitas vezes um desafio para as equipes, que já desempenham tantas funções. Conheça e use gratuitamente o material de divulgação disponibilizado aqui.