Quero acolher

Entenda como ser uma família acolhedora

Por que acolher?

Um abraço, um olhar, uma comidinha feita com carinho. Aquela conversa na hora de dormir, um olhar todo especial na hora da brincadeira, do desenho, da leitura de um livro. Afeto, empatia e muita paciência. Diferenciais difíceis de serem oferecidos no atendimento coletivo, por maior que seja o esforço e comprometimento de suas equipes.

Diversas pesquisas apontam que a permanência prolongada em abrigos institucionais pode impactar negativamente o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e adolescentes.

Daí a importância do Acolhimento Familiar: oferecer cuidado e proteção em um período de vida em que as crianças e adolescentes mais precisam! E disponibilizar-se a “ser ponte”: construir um vínculo temporário, mas que deixará marcas permanentes para as crianças e adolescentes, assim como para a família acolhedora.

Mas por que fazer parte dessa iniciativa? Além de garantir amor, carinho e apoio emocional a uma criança ou adolescente em situação de risco, esta é uma experiência cheia de aprendizados e transformações para a família também. De muito crescimento, amor, cuidado e comprometimento. Ser família acolhedora é participar ativamente da construção de um futuro melhor. Para todos.

O que é importante saber antes de acolher

Acolher temporariamente crianças e adolescentes que necessitam ser afastados da sua família é algo desconhecido para muitas pessoas. É fundamental que a família entenda a proposta do Serviço de Acolhimento e o seu papel na vida da criança ou adolescente, para que possa oferecer um ambiente seguro, afetivo e estável durante esse período.

Veja abaixo alguns conceitos importantes para quem pensa em se tornar uma família acolhedora:

  • Acolher é cuidar temporariamente
  • Acolher não é adotar
  • Uma família acolhedora nunca estará sozinha
  • Não existe um modelo único de família acolhedora
  • Acolher é um ato voluntário
  • Crianças e adolescentes precisam de vínculos afetivos saudáveis
  • Quem acolhe ama sem “posse”
  • Ser família acolhedora exige disponibilidade afetiva e tempo
  • Acolher é uma decisão de toda a família
  • A competência para acolher é desenvolvida

Critérios necessários para ser uma família acolhedora

Ser família acolhedora é dar amor, colo, proteção e muito carinho em um momento de vida fundamental para uma criança ou adolescente que precisou ser afastado de sua família de origem. É um trabalho gratificante para quem acolhe e com certeza transformador para a criança ou adolescente que é acolhido.

No entanto, ser uma família acolhedora não é tarefa simples! Ter filhos ou cuidar de crianças não garante que uma família tenha perfil adequado para participar do Serviço de Família Acolhedora (SFA). A participação no Serviço tem objetivos claros, regras, especificidades e demandas que nem todos conseguem cumprir. E por mais que uma família tenha o desejo de acolher, pode ser que ela não tenha o perfil necessário ou não esteja no melhor momento para isso.

Qual o papel da família acolhedora?

As  famílias acolhedoras representam a equipe estendida do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e, por isso, são fundamentais. São elas que vão conviver integralmente com a criança e/ou adolescente, saber sobre a personalidade, gostos, medos e sonhos deles. Dessa forma, as famílias acolhedoras são verdadeiras parceiras na construção do trabalho, tanto no cuidado diário com a criança e/ou adolescente, quanto no acolhimento de sua história familiar.

Encontre uma unidade perto de você

Seja uma família acolhedora

O primeiro passo para se tornar uma família acolhedora é encontrar um Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora em sua região e entrar em contato com a equipe local, para informar-se sobre as inscrições para a formação e seleção de novas famílias acolhedoras.

Para encontrar um serviço perto de você, consulte o mapa, em que constam as unidades cadastradas em todo o país.

últimas publicações

Composto de seis cadernos temáticos, o Guia de Acolhimento Familiar proporciona uma compreensão ampla sobre...

A “Cartilha Interativa sobre Acolhimento Familiar” resume os principais conteúdos do Guia, podendo ser acessada...

A questão principal que responde a essa pergunta é no que se refere à construção...

Fonte: Instituto Geração Amanhã Muitas pessoas têm dúvidas sobre as diferenças entre Acolhimento Familiar e...

Fonte: Instituto Geração Amanhã Quando uma criança ou adolescente é afastado de sua família biológica...

Divulgue essa ideia

Divulgar a proposta do SFA e mobilizar famílias interessadas em acolher são etapas fundamentais para o sucesso do serviço! Mas a comunicação desta causa é muitas vezes um desafio para as equipes, que já desempenham tantas funções. Conheça e use gratuitamente o material de divulgação disponibilizado aqui.