skip to Main Content

A história do acolhimento no Brasil

No Brasil, a institucionalização de crianças e adolescentes começa durante a colonização. Reflexo do modelo europeu, a Igreja Católica assume o cuidado de bebês e crianças (órfãos ou abandonados). No século XVIII, os recém-nascidos eram deixados de forma anônima nas…

Preparando o adolescente para a maioridade

A transitoriedade e os momentos como as chegadas e partidas são características dos serviços de acolhimento. O que acontece quando o adolescente acolhido se aproxima da maioridade? Ele é preparado para a vida adulta durante o acolhimento? O acolhimento de…

Destituição do poder familiar

Hoje falaremos sobre um assunto delicado e ainda pouco conhecido pela sociedade em geral: a destituição do Poder Familiar. O que é, como e porque acontece, qual sua relação com a adoção. Mas para explicá-la, primeiro precisamos esclarecer o que…

Respeitar a história da criança

Quando uma criança ou adolescente é afastado de sua família biológica e vai para uma instituição, família acolhedora ou quando é adotado, uma vida nova e diferente se inicia. E, para eles, esta fase pode ser assustadora e difícil de…