Mobilização de Famílias Acolhedoras

Encontrar famílias candidatas com perfil, aptidão e disponibilidade para o acolhimento de crianças e adolescentes é uma tarefa que exige tempo, atenção e recursos financeiros. A primeira etapa é fazer a divulgação da oportunidade à sociedade, com linguagem acessível e convidativa, além de informações claras, como: o que é o SFA, para quem e por que existe. A informação da sociedade é uma etapa necessária para o posterior interesse das famílias em se envolverem nesse serviço. Para isso, é possível utilizar e adaptar recursos que já existem, como os materiais de divulgação que são disponibilizados aqui. Como a divulgação é um trabalho constante, é fundamental que haja envolvimento e dedicação para esse propósito. Existe a possibilidade de criar parcerias com profissionais ou empresas da área, além de mobilizar todos os atores do Sistema de Garantia de Direitos para difundir a importância do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

Quem organiza a divulgação?

Cabe ao órgão gestor municipal organizar e envolver parceiros voluntários, profissionais do SGD ou das áreas de publicidade para elaborar ações e campanhas adequadas ao SFA no município. No entanto, também é importante que a equipe profissional do SFA, assim como as famílias acolhedoras, participe dessa divulgação. São eles que possuem a experiência real do acolhimento, portanto, são os mais indicados para explicar os objetivos e funcionamento do SFA.

O que e onde divulgar?

Para atrair novas famílias, é possível utilizar vários canais, pois os potenciais interessados podem estar em diversos lugares e redes sociais. Posts em mídias sociais e plataformas de mensagens instantâneas como Facebook, Instagram e WhatsApp; flyers e cartazes espalhados pela comunidade, em locais de circulação, além de anúncios em jornais, rádios, revistas e televisão são boas estratégias de divulgação.

E como fazer com que essa comunicação funcione bem? Para isso, uma boa peça de comunicação deve conter:

  • Informações gerais sobre o acolhimento familiar (explicando que é provisório, para crianças e adolescentes em medida protetiva que precisam de cuidados e afeto individualizados);
  • Informações sobre a palestra de apresentação do SFA (onde e quando acontecerá);
  • Instruções para inscrição (sugere-se que seja por um canal facilitado, como e-mail ou site).

As campanhas devem ser contínuas, diversificadas e sempre atualizadas. Para começar, confira a seção Material de Divulgação e conheça o Kit de Peças elaborado pela Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora em 2022. As peças estão disponíveis para download e uso gratuito.

Além da internet e canais de transmissão, o contato pessoal também pode ser um bom meio de divulgação. Alguns exemplos são:

  • Palestras em universidades, faculdades, igrejas, associações, centros comunitários e empresas locais;
  • Divulgação feita com ajuda de líderes comunitários e figuras públicas;
  • Filmes curtos para serem exibidos em eventos;
  • Distribuição de material promocional com a logo e contato do SFA, como canecas, chaveiros, canetas, blocos de anotação, sacolas etc.;
  • Busca ativa por famílias com perfil para acolher a partir de visitas a bairros e pequenas comunidades, ligações e encontros informais.

 

Aproveite para assistir ao vídeo “O acompanhamento das Famílias Acolhedoras (parte 1)”:

Divulgue essa ideia

Divulgar a proposta do SFA e mobilizar famílias interessadas em acolher são etapas fundamentais para o sucesso do serviço! Mas a comunicação desta causa é muitas vezes um desafio para as equipes, que já desempenham tantas funções. Conheça e use gratuitamente o material de divulgação disponibilizado aqui.