Seja uma família acolhedora

O primeiro passo para se tornar uma família acolhedora é encontrar um Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora em sua região.

Depois de encontrar o serviço mais próximo, você deverá entrar em contato com a equipe local, para informar-se sobre as inscrições para a seleção e formação de novas famílias acolhedoras.

Para encontrar um serviço perto de você, consulte o mapa, em que constam as unidades cadastradas em todo o país e suas informações para contato. Caso não encontre um SFA perto de você no mapa, procure essa informação  no site da prefeitura, na secretaria de assistência social (ou similar) ou no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de seu município.

Não há unidades perto de você?

Embora esteja previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o acolhimento em família acolhedora é uma modalidade relativamente nova e muitas cidades ainda estão em fase de implantação.

Se o seu município ainda não desenvolve um Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, você pode ajudar a fazer isso acontecer:

Caso seja um profissional que trabalhe direta ou indiretamente com a garantia de direitos das crianças e adolescentes, consulte a seção Etapas de implementação para saber mais sobre como promover essa modalidade de acolhimento em seu local de atuação.

Qualquer cidadão pode mobilizar a sua comunidade para solicitar à prefeitura que realize a implantação dessa modalidade de acolhimento para crianças e adolescentes. Fale com seu vereador, envie mensagens para o site da prefeitura, procure reunir mais pessoas que pensam como você. A participação da sociedade nas políticas públicas é essencial: um direito e um dever de cada cidadão.

Divulgue essa ideia

Divulgar a proposta do SFA e mobilizar famílias interessadas em acolher são etapas fundamentais para o sucesso do serviço! Mas a comunicação desta causa é muitas vezes um desafio para as equipes, que já desempenham tantas funções. Conheça e use gratuitamente o material de divulgação disponibilizado aqui.