Quem somos

Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora: juntos, queremos alcançar pelo menos 20% de crianças e adolescentes acolhidos em famílias acolhedoras no Brasil até 2025.

A Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora é um grupo de gestores, pesquisadores e lideranças nacionais no assunto, atores governamentais e não governamentais unidos para promover a ampliação do acolhimento familiar no Brasil, dos atuais 4,9% para pelo menos 20% de crianças e adolescentes acolhidos nesta modalidade até 2025. Juntos, buscamos formular e implantar estratégias capazes de elevar a proporção de crianças e adolescentes acolhidos em famílias acolhedoras, rumo a uma realidade em que a sua priorização, já prevista em Lei, torne-se prática. Para isso, trabalhamos em rede e a partir de nossa atuação, conhecimento e experiência nas áreas de psicologia, primeira infância, assistência social, Sistema de Justiça e acolhimento de crianças e adolescentes.

Histórico

A Coalizão nasce em julho de 2020, a partir da percepção de que o contexto do acolhimento no Brasil está pronto para dar mais um importante passo no cumprimento do que prevê o Estatuto da Criança e Adolescente, ao ampliar o cuidado em ambiente familiar para as crianças e adolescentes acolhidos em medida de proteção. A união destes atores é motivada pelo compartilhamento do senso de urgência que esta mudança carrega, pela comprovação de suas vantagens e benefícios para as crianças e adolescentes, as famílias e a sociedade de forma geral.

Estratégias de atuação

Temos quatro eixos estratégicos de atuação:

  • Informação da sociedade em geral, com aprofundamento e qualidade, sobre o que é o acolhimento familiar para crianças e adolescentes;
  • Formação, oferecendo diretrizes, materiais e conteúdos de qualidade, e fomentando espaços formativos;
  • Articulação com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente para que os diversos atores envolvidos na medida do acolhimento estejam comprometidos com o acolhimento familiar;
  • Mobilização da sociedade civil para fomentar a cultura de acolhimento e consolidar comunidades protetoras em torno das famílias, crianças e adolescentes.

Conquistas

Desde o início dos trabalhos, importantes conquistas foram realizadas:

  • Realização da pesquisa “Fatores que favorecem e dificultam a implementação de Serviços de Acolhimento em Família Acolhedora nos municípios brasileiros: perspectiva de gestores e equipes técnicas”, em fevereiro de 2021, em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social. Trata-se de um diagnóstico encomendado pela Coalizão com a finalidade de compreender os processos envolvidos na implementação de SFAs nos municípios brasileiros, através de um diagnóstico dos fatores que favorecem e dificultam a implantação e consolidação deles.
  • Realização do Encontro Nacional de Acolhimento Familiar, em 15 e 16 de março de 2022.
  • Publicação do “Guia de Acolhimento Familiar – Orientações para implementação de Serviços de Acolhimento em Família Acolhedora”. Composto de seis cadernos temáticos, o Guia proporciona uma compreensão ampla sobre o que é o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, suas principais características, parâmetros e benefícios para crianças e adolescentes acolhidos. Também apresenta em detalhes o processo de implementação e execução desse serviço de acolhimento, oferecendo subsídios teóricos, metodológicos e práticos para seu desenvolvimento. Tem como objetivo apoiar e orientar atores interessados na ampliação e execução do SFA no Brasil, como municípios, estados, organizações e profissionais.
  • Criação e lançamento deste site.
  • Criação do Kit de materiais de divulgação: peças audiovisuais, digitais e impressas para divulgação da modalidade e mobilização de famílias acolhedoras, a ser disponibilizado na íntegra no início de abril/2022.
  • Entre outras conquistas da rede, em prol do crescimento do acolhimento familiar no país.

Participantes da Coalizão

Fazem parte da Coalizão:

Aconchego – Grupo de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária, Aldeias Infantis SOS, Associação Brasileira Terra dos Homens, Fundação Bernard Van Leer, Instituto Fazendo História, Instituto Geração Amanhã, Movimento Nacional pró Convivência Familiar e Comunitária, Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP, Pastoral da Criança e Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania.

A Coalizão conta também com consultoras especialistas que colaboram em diversas ações. São elas: Adriana Pinheiro, Luciana Cassarino-Perez e Instituto Torre.

Entre em contato conosco

Patrocinadores deste site

Criação

Manutenção